mercado-em-alta
5 materiais ricos que podem melhorar o engajamento do seu público com o seu negócio
Autor: Felipe Gentil

5 materiais ricos que podem melhorar o engajamento do seu público com o seu negócio

Se bate muito na tecla de que os conteúdos pagos tem uma tendência maior de apresentar informações relevantes do que se encontra na internet por aí. Só que essa história precisa ser analisada com cuidado. A verdade é que você consegue extrair de qualquer lugar, seja pago ou gratuito. O marketing digital é algo que se vende em essência pela observação.

Quase tudo o que você vê em materiais na internet hoje foram extraídos de experiências reais. É como a internet se desenvolve, pela experiência do usuário. Não é a toa que ela é uma rede. Todo mundo é um criador e agrega com uma nova peça nessa teia. 

Por isso, eu separei algumas dicas de como você pode encontrar material rico e por onde começar a buscar. 

Audiobooks

Eu costumo indicar muito o conteúdo em audiobooks para as pessoas que têm uma certa dificuldade em leitura. Nem sempre a gente tem tempo para parar e ler ou então não consegue ficar muito tempo focado. O audiobook vai te dar um “dois em um”. Você pode escutar um audiobook vindo para o trabalho, por exemplo.

Sem contar que na internet você encontra um conteúdo muito rico de audiobooks sobre marketing digital. Autores bem consagrados e muitas vezes traduções que podem te dar um salto sobre como uma cultura e a outra enxergam o mesmo assunto. É um recurso muito interessante.

Planilhas

Bom, em relação das planilhas, eu recomendo se você for o tipo de pessoa que gosta de organização. Porque tem gente que acha planilha uma coisa muito quadrada, então vai do perfil de cada um. Mas a planilha tem uma importância grande na hora de você entender tráfego e leads, por exemplo.

Existem muitos sites que oferecem esse recurso gratuitamente. E o melhor: não é difícil de encontrar!

PDFs

O PDF é o famoso resumo. Pode ser resumo de uma aula, resumo de um livro (na maior parte das vezes). É aquela síntese que você vai precisar para entender e não ficar por fora do que é marketing digital e como funciona.

O PDF pode pecar pelos detalhes, pois a gente sabe que às vezes é meio complicado você falar tudo o que precisa em uma só frase. Eu aconselho esse tipo de conteúdo como um complemento. É o tipo de documento para você olhar quando precisar de lembrar alguma coisa. 

Podcasts

Segue a mesma premissa que falei do audiobook. A diferença que não é uma pessoa lendo um conteúdo para você. É basicamente uma conversa, ouvir alguém falando com você de marketing digital. O podcast apresenta uma dinâmica mais interativa e informativa

No YouTube e no Spotify, por exemplo, você pode encontrar conteúdo rico de vários canais que abordam esse tema. Vale a pena conferir. 

Webinars

E por fim, mas não menos importante, o webinar. Esse conceito vem revolucionando as redes sociais sobre a forma como um conteúdo é passado para o espectador e o quanto ele pode participar.

O webinar voltado e o marketing digital conversam entre si, porque basicamente é um é produto do outro. O webinar é a forma de “vender” uma ideia pelo audiovisual. Ou seja, você está vendo alguém falando com você sobre um conteúdo que ele acredita. 

O webinar não é necessariamente usado para venda, mas é uma apresentação. É um cartão de visitas inserido no contexto de marketing digital. Se você apresenta algo para alguém, você espera que ela compre a sua ideia no mínimo. O webinar acaba sendo uma ferramenta de como o marketing digital se expressa.

O que mais posso fazer para entender de marketing digital?

Há algum tempo eu escrevi alguns conteúdos que te ajudam a compreender melhor como funciona o engajamento do seu público nas redes sociais.

Um deles é voltado para o microempreendedor que quer entender como o marketing e redes digitais podem ajudam no crescimento e interação do seu público. Você pode conferir clicando aqui.

E o outro fala mais especificamente sobre do impacto do Facebook e do Instagram no impulsionamento da sua marca, serviço e produto. Dá uma olhada aqui também. 

O marketing digital apresenta muitos “braços” e ramificações e pode-se dizer que sobreviver na rede e entender como ela funciona se tornou quase um novo tipo de empreendedorismo. 

Falando nisso e se isso te ajudar, a Proseek está com novidade! Eu montei quatro aulas gratuitas junto com os mentores mais importantes que eu tive para construir a Proseek. Sem enrolação e sem desculpa para você não se inscrever!

Se inscreva aqui

Fontes:

Inscreva-se na Newsletter do blog Mercado em Alta e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...
Bitnami