mercado-em-alta
Como ter uma carreira de sucesso em Advisory
Autor: Felipe Gentil

Como ter uma carreira de sucesso em Advisory

Se você sonha em seguir carreira no ramo de Advisory, tenho certeza que tudo que você vai ler hoje será importante para você.

Tendo em vista os movimentos do mercado, a demanda por Financial Advisors é algo que tem aumentado muito nos últimos meses.

Existe, inclusive, uma migração de gerentes de bancos comerciais para esses dois modelos de negócios do mercado financeiro.

Trata-se de uma excelente oportunidade de atuação dentro do mercado financeiro e você pode se tornar um Advisor com essas dicas que eu vou te ensinar.

Mas, antes de eu te explicar como fazer isso, gostaria de te apresentar alguns bons exemplos de Advisory.

Vistas como referências no mercado financeiro, são excelentes lugares para você se inspirar.

Alguns escritórios de Agente Autônomo de Investimentos

Faros Investimentos

A Faros é um Agente Autônomo de Investimentos, credenciado junto à XP Investimentos e líder de mercado. Possui uma equipe de profissionais com uma vasta experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em grandes bancos de varejo e investimentos do Brasil.

Com a matriz no Rio de Janeiro, e filial em São Paulo, atualmente, a Faros Investimentos conta com aproximadamente 3.400 clientes, com cerca de R$ 4,8 bilhões em ativos distribuídos.

O atendimento é realizado por profissionais extremamente qualificados para atuarem no segmento de distribuição, realizado através de uma corretora de câmbio e valores mobiliários.

MetaStox Investimentos

A MetaStox é uma empresa de Agentes Autônomos de Investimentos filiada à XP Investimentos que nasceu da combinação de dois ideais:

Algumas Empresas de Advisory

Progredir Investimentos

A Progredir Investimentos foi constituída com o objetivo de oferecer consultoria e assessorar grandes investidores na análise, estruturação e no acompanhamento dos portfólios de investimentos.

Para isso, a Progredir Investimentos oferece um serviço de consultoria amplo, independente, isento de conflitos de interesses e com foco total nas necessidades dos clientes. Tudo isso contribui na forma de viabilizar o acesso aos melhores produtos de investimentos disponíveis no mercado financeiro brasileiro, nos segmentos de renda fixa, fundos de investimento em geral e fundos de previdência.

JGP Wealth Management

A JGP Wealth Management nasceu para atender a um seleto grupo de clientes. Em 2007, impulsionados pela reconhecida performance na gestão de ativos financeiros, ampliaram sua atuação.

Com uma equipe comprometida com a excelência dos serviços prestados, agem de forma independente, objetiva e personalizada. Para eles, a prioridade é a preservação de capital, a geração de valor e a perpetuação da riqueza.

Azimut Wealth Management

A Azimut Brasil Wealth Management é a Gestora de Patrimônio da Azimut no Brasil. Ela provê soluções de investimento para investidores de alta renda, assessoria e aconselhamento financeiro independente. São especializados em alocação de ativos para patrimônios individuais, familiares e empresariais.

Para isso, contam com uma equipe de profissionais de excelência reconhecida no mercado. Além de toda experiência comprovada no desenvolvimento de soluções customizadas para os investidores.

Tornando-se um Financial Advisor

Para você trabalhar na área de Financial Advisory, é preciso desenvolver competências essências para o seu trabalho.

A primeira delas é a habilidade comercial. Entender as dores do cliente e manter um bom relacionamento são fundamentais. O Advisor precisa diferenciar cada tipo de perfil e utilizar linguagens particulares para cada caso.

Outro ponto muito importante é o conhecimento técnico. O mercado financeiro está em constante mudança. Para isso, é necessário que o profissional de Advisory esteja sempre atualizado e tenha profundo conhecimento dos produtos financeiros.

Além disso, é fundamental adquirir certificações. Trata-se de uma exigência para a atuação do Advisor no mercado e que demonstra uma certa autoridade no assunto.

Principais Certificações

Advisory

Os profissionais de Advisory podem surgir a partir de diferentes bacharéis. É comum, inclusive, que alguns deles não tenham ensino superior. Nem sempre isto é obrigatório e acaba facilitando a entrada no ramo.

A questão toda gira em torno da capacidade de prospectar clientes e compreender conteúdos técnicos de mercado. Além disso, devem adquirir certos certificados que o habilitem a realizar as funções da profissão.

Bons exemplos são o CEA, ANCORD e CFP.

Vejamos cada um deles:

CEA

A Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, ou CEA, garante ao profissional desempenhar todas as funções de alguém que tenha CPA-10 ou CPA-20.

O objetivo é certificar profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos financeiros.

A prova tem cerca de 3 horas e 30 minutos, totalizando 70 questões e exige 70% de acertos para garantir o certificado.

ANCORD

O exame dessa instituição objetiva certificar e habilitar profissionais que desejam exercer atividades como Agente Autônomo de Investimentos. Esse certificado abre portas das quais o profissional possa obter o credenciamento e o registro para exercício perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

A prova tem duração de 2 horas e 30 minutos, totalizando 80 questões de conhecimento sobre as funções de um AAI e outras acerca de mercado de capitais.

CFP

A Associação Brasileira de Planejadores Financeiros é a instituição na qual disponibiliza o Certified Financial Planner, ou CFP. Essa certificação é uma das principais do mercado financeiro e confere ao profissional o direito de trabalhar como consultor.

Com isso, ele pode avaliar os objetivos e os riscos envolvidos no perfil de cada cliente e montar uma estratégia que melhor se adeque.

A prova tem duração de 7 horas e 5 minutos se divide em 6 módulos:

Vale lembrar que para garantir essa certificação não basta somente ser aprovado no exame. Para isso, é necessário comprovar no mínimo 3 anos de experiência atendendo clientes pessoa física na área de planejamento pessoal como um todo.

Vá além…

Com o mercado cada vez mais concorrido, a preocupação de um Financial Advisor precisa ser em torno de um diferencial competitivo com o objetivo de trazer maiores retornos.

Além disso, existem barreiras no dia a dia que dificultam o suporte aos mais variados tipos de clientes. Entender essas fraquezas e buscar alternativas tornam-se essenciais para uma trajetória de sucesso.

Imagine, por exemplo, que você entrou em um estacionamento e ele estava lotado. É provável que isso gere um enorme desconforto tanto para você quanto para o frentista. Nesse cenário, o dono do estabelecimento terá que pensar em formas de expandir o seu espaço para gerar maiores receitas.

Um Financial Advisor se encontra em situação semelhante. Com uma limitação de tempo para atender seus clientes, é fundamental executar estratégias inovadoras. Você pode tirar todas as certificações necessárias e entender muito sobre produtos, mas só isso não será suficiente para obter retornos expressivos nesse mercado.

Por isso, o profissional terá que pensar fora da caixa para quebrar essas barreiras. Um ponto crucial é entender como o uso da tecnologia vai te ajudar. Atualmente, existem softwares cada vez mais avançados que têm otimizado as mais diversas áreas do mercado.

Outra ferramenta muito importante é o networking. A troca de ideias e informações são bastante comuns entre os profissionais mais experientes e respeitados em Advisory. Competir com isso não é nada fácil. Portanto, busque estar sempre entre eles.

Fato é que não existe uma receita de bolo.

É necessário uma procura constante por conhecimento e especialização na área. Nesse sentido, busque por cursos que abrangem uma experiência única de aprendizado.

 

Fontes:

Inscreva-se na Newsletter do blog Mercado em Alta e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...
Bitnami