mercado-em-alta
7 Cursos de Mercado Financeiro que você precisa conhecer
Autor: Felipe Gentil

7 Cursos de Mercado Financeiro que você precisa conhecer

Sabemos que a missão de se inserir em um ambiente extremamente competitivo e meritocrático como o mercado financeiro não é uma tarefa fácil. Principalmente quando a sua faculdade não te fornece as ferramentas necessárias.

Não é novidade que em cargos de analista, gestor, consultor, agente autônomo, hedger e muitos outros oferecidos pelo mercado, é exigida uma profunda experiência.

A questão é que cada vez mais, mesmo em cargos de nível iniciante, como o de estagiário da área comercial ou do backoffice, que atuam no front-end ou no back-end.

Portanto, a exigência de experiência prévia também vem se fazendo presente nos mais variados tipos de processo seletivo.

Por isso, nós do Mercado Em Alta selecionamos para você 7 opções de excelentes cursos de mercado financeiro com o intuito de te ajudar a desenvolver sua carreira e conquistar a tão sonhada vaga.

1) Mercado Financeiro e de Capitais (Senac)

Com turmas exclusivamente presenciais e carga horária de 24 horas, o Curso de Mercado Financeiro e de Capitais do Senac tem como objetivo desenvolver no aluno competências a cerca de assuntos como Renda Fixa, Derivativos e Fundos de Investimento.

Contudo, é um curso bem curto, mas voltado para a atuação de pessoas na área de gestão financeira a partir de análises de risco e retorno de investimentos variados.

2) Funcionamento do Mercado Financeiro (IPED)

Ministrado pelo professor Helio Honda, o curso de Funcionamento de Mercado Financeiro do IPED objetiva passar uma visão geral das entidades do Sistema Financeiro Nacional.

Mas não é só, o curso também apresenta os principais indicadores do mercado e os produtos de renda fixa.

As aulas do curso são ministradas em uma plataforma online, totalizando uma carga horária de 80 horas. Além disso, o IPED se compromete em entregar um certificado na residência do aluno.

3) Master In Financial Markets (Proseek)

Com mentores renomados do mercado como Celson Plácido – VP Institucional Proseek e Patrick O’Grady – Vectis Partners, entre outros, o Master In Financial Markets tem como objetivo transformar estudantes e recém-formados, que desejam entrar no mercado financeiro e querem adquirir conhecimento, em estagiários e analistas de alto impacto para a atuação no mercado de finanças.

Além de conteúdo teórico e prático, a Proseek se compromete com a entrega dos que obtiverem média maior ou igual a 9 para entrevistas de emprego em grandes empresas do mercado.

O curso é totalmente pautado nos métodos de estudo de caso.

Seu conteúdo teórico é transmitido via plataforma online. Já o conteúdo prático é dado em cases de forma presencial por profissionais atuantes e experientes do mercado financeiro.

A carga horária do Master In Financial Markets é de 70 horas e garante certificado para aqueles que conseguirem atingir média maior ou igual a 7 ao final de todos os processos avaliativos.

4) Mercado Financeiro (Miguel Bahury)

O curso de Mercado Financeiro do mestre Miguel Bahury, ex-superintendente da CVM, possui o objetivo de preparar os alunos para um entendimento de forma mais abrangente sobre os conteúdos do mercado financeiro e de capitais.

É voltado para pessoas com algum ensino superior ou formandos e possui uma carga horária total de 163 horas. O curso ocorre no estado do Rio de Janeiro e é inteiramente presencial.

Os conteúdos se dividem basicamente em: estrutura de mercado; funcionamento do mercado; contabilidade e auditoria; matemática financeira e economia.

5) Formação Básica Para Mercado Financeiro (ANBIMA)

A Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais, conhecida pela sigla ANBIMA, disponibiliza em sua plataforma um curso online e de nível básico para mercado financeiro.

Esse curso possui uma carga horária de 30 horas. O mesmo é destinado a profissionais do mercado de finanças, estudantes e investidores que tenham interesse em aprender sobre produtos de investimento, regulação, tributação e os principais conceitos dentro do mercado financeiro e de capitais.

6) Jovens Profissionais – Formação em Finanças (Alumni COPPEAD)

O curso de mercado financeiro da COPPEAD/UFRJ é um curso com conteúdo prático voltado para a realidade do mercado. Ele tem como objetivo melhorar a visão do aluno no que tange as melhores práticas para gerir financeiramente uma instituição.

É feito para formandos e recém-formados que atuam ou desejam atuar de forma relevante no mercado financeiro. Possui uma carga horária total de 160h, somatizando um total de 53 aulas de 3 a 4 horas.

Pode também ser aproveitado com o primeiro ano do mestrado profissional desenvolvido com a Universidade de Bordeaux, na França.

As disciplinas ministradas são dividas em básicas, finanças corporativas, mercado financeiro e tópicos especiais. Disciplinas básicas são aquelas como contabilidade, matemática financeira e macroeconomia.

Finanças corporativas abrangem conteúdos como financiamento, avaliação de empresas e administração de capital de giro. Já no Mercado Financeiro, vemos assuntos como renda fixa, derivativos, risco, entre muitos outros.

Contudo, os tópicos especiais, são palestras ministradas por profissionais experientes.

7) Formação de Profissionais em Mercado Financeiro

Visando expor à profissionais do mercado financeiro as operações que são realizadas nos mercados de ações, derivativos e renda fixa, bem como suas estratégias, a Brasil Bolsa Balcão, popularmente conhecida como B3, criou o curso de formação de profissionais em mercado financeiro.

Esse curso é feito obrigatoriamente de forma presencial no estado de São Paulo e a sua carga horária é de 63 horas divididas em 6 horas semanais.

Fontes:

Inscreva-se na Newsletter do blog Mercado em Alta e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...
Bitnami