mercado-em-alta
O poder revolucionário das redes sociais para o microempreendedor
Autor: Felipe Gentil

O poder revolucionário das redes sociais para o microempreendedor

As redes sociais são velhas conhecidas, sem contar a ideia de que elas podem se  transformar na força impulsionadora de qualquer negócio. A grande questão para qualquer empreendedor é como fazer isso se tornar uma realidade.

Por mais simples e mais automáticas, as mídias sociais acabam “exigindo” maior atenção de quem usa e quer que o seu negócio decole a partir disso.

Não é de hoje que se acompanha casos de sucesso e negócios milionários saindo de uma tela de computador ou smartphone para serem modelos de cases para o mercado.

Por conta disso, a demanda de profissionais da área vem aumentando. Nasce então um certo medo em se usar as mídias para os negócios por não saber direito como fazer dar certo.  O potencial para expandir acaba ficando comprometido por conta de não entender como expandir e explorar.

Pensando nisso, separei alguns conselhos para você que tem um negócio entender o que você tem nas mãos. Além disso, alguns primeiros passos para compreender que crescer nas redes sociais não é nenhum bicho de sete cabeças.

Tá difícil? Não recue

As redes sociais apresentam tantas ferramentas e “braços” que isso pode fazer você se perca no que é simples. Bate um desespero? Claro que bate, mas isso não é motivo para recuar!

Leia mais sobre o assunto, pergunte, entenda como a rede social é uma porta e um chamariz para o seu negócio. Hoje sem ela é praticamente impossível vender o seu negócio, ideia ou proposta. Faça anotações, busque quem entende do assunto. Não procrastine!

Invista em conhecimento

Não adianta muito você começar a tentar usar uma rede social se você não souber o porquê está usando. Além disso, te fazer perder tempo. E as dificuldades podem fazer com que você fique desestimulado.

Por isso que é importante ter em mente o que você pretende conseguir dentro da rede.  O que mais você pode e pretende ampliar quanto à projeção do seu negócio. Como você deseja ser visto? Quem você deseja alcançar? Quem é o seu público atualmente? Perguntas como essas. As redes sociais podem te mostrar tudo isso.

Automatize

Talvez você já tenha ouvido falar sobre automatização, mas se isso ainda for uma palavra grega do seu vocabulário, te explico brevemente.

A automatização vai permitir que as redes sociais consigam alcançar mais pessoas, mais interação nas redes sociais e se tornar o primeiro passo para conversão em clientes. Tudo isso de forma independente.

Então, não totalmente, mas a ideia é justamente essa. Você vai precisar trabalhar a automação a partir de aplicativos, sites que são especializados em entender o seu público e trazê-lo para perto de você. Para isso você precisará dar as coordenadas básicas.

Quem precisará especificar o tipo de público que você quer alcançar e como interagir com ele é você. Depois é só deixar na mão de “quem sabe”.

Entenda quais as redes sociais mais tem a ver com a sua proposta

Muitos empreendedores e até grandes negociantes do mercado acreditam que expandir o seu canal de divulgação é a melhor forma para conseguir mais clientes.

Porém, isso nem sempre é verdade. Muitas vezes o que basta para trazer maior conversão em clientes é justamente apostar em poucas redes sociais bem consolidadas. Há muitos casos onde você encontra empresas com muitos perfis em diversas redes sociais, mas sem conseguir alimentar metade delas.

Além de passar uma imagem de desistência e falta de atenção para o seu cliente, é um trabalho a mais para tentar adaptar a mensagem da empresa com a “pegada” daquela rede social em específico.

O que você pode fazer agora?

Você já têm as dicas principais para começar a entender como as redes sociais podem fazer parte dos seus negócios. Agora é hora de você começar a expandir esse conceito e entender o que implica ser um empreendedor. 

As redes sociais são apenas o começo para o plano de negócios da sua empresa. Portanto, entenda como isso é essencial e como um empreendedor sem um plano de negócios está fadado ao fracasso. Não esqueça: você não está sozinho e pode mudar tudo agora com um clique e a certeza que você está no lugar certo para dar certo.

Fontes:

Inscreva-se na Newsletter do blog Mercado em Alta e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...
Bitnami