mercado-em-alta
O que eu preciso para me destacar no processo seletivo para o mercado financeiro?
Autor: Felipe Gentil

O que eu preciso para me destacar no processo seletivo para o mercado financeiro?

Não dá para jogar a culpa na falta de oportunidade, porque todo mundo que está na área sabe que não é verdade. O mercado financeiro oferece uma gama de chances para que você se efetive e tenha uma carreira de sucesso ou começando como um estagiário de um grande banco. 

Mas depois de tantas tentativas, talvez venha a sua mente o que falta para dar conseguir atingir o objetivo final. É por isso que você está aqui. E a sua grande questão quase sempre é: “depois de ter me preparado tanto, o que mais preciso fazer para conseguir me destacar para um processo seletivo para o mercado financeiro?” Existe uma série de possíveis respostas para essa pergunta e vou apresentar algumas delas aqui.

Porém, antes de tudo, o que você precisa manter é a cabeça aberta. Um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença e seus olhos precisam estar atentos a isso.

Entenda de uma vez por todas: o mercado financeiro é exigente!

Não adianta você saber muito se você não souber como se colocar. É o que cansamos de bater na tecla na Master In Financial Markets. 

Uma das principais ilusões que muitas pessoas que vão entrar nesse mercado têm, é: “estou formado e preparado para tudo o que vai me aparecer.”

Um diploma conta muito sim, principalmente porque é ele quem vai abrir as portas da sua entrevista. Só que isso não significa o conhecimento total. Sem contar que o conhecimento de mercado financeiro não tem a ver só com o que você tem de hard skills. Mas sim o quanto você tem disso, mas aplicando junto das chamadas soft skills. O apanhado disso tudo é o que faz você se destacar.

Para quem acredita que o mercado financeiro se trata também de uma venda casada ou vender muito, já é melhor segurar as expectativas. O mercado financeiro dá dinheiro, mas para quem sabe fazer dinheiro. Para quem saber mesclar hard skills (conhecimento profundo) com soft skills (comportamental) e extrair o melhor disso tudo.

Não basta apenas querer agir, mas basta como você vai transformar a sua ação em algo único. O começo geralmente tem muito suor e muita dúvida. É normal. Mas tem como mudar e tem gente que entende muito das dores do mercado para te ajudar a você se encontrar.

Prazer e bem-vindo. Somos a Proseek. E a partir de agora seremos o seu GPS, mas já falaremos sobre isso!

Saiba o que o mercado financeiro espera do seu perfil

Não é apenas você querer ter um emprego no mercado. Você tem que ter o perfil. O banco de investimento é completamente diferente de um banco normal. A rotina é outra.

Se você tiver um perfil conservador, talvez você não seja a pessoa que goste de trabalhar com riscos. Tem que ser sincero consigo mesmo, por que as porradas são duras e o mercado financeiro? Ele não vai ter pena de te colocar na lona.

Estude quem você é até onde você está disposto a ir sem perder o que você tem de melhor: a sua identidade.

Não esquece que você está se metendo em um ambiente extremamente competitivo e paneleiro e você vai precisar se lançar aonde você sabe se expressar melhor.

Onde se preparar?

Bom, talvez depois de tudo isso você me pergunte: “E aí, Felipe. Como eu faço para me preparar? Tem fórmula?

Fórmula não tem, mas tem o melhor que você precisa saber para poder se preparar para a sua entrevista e para entender o que o mercado financeiro precisa.

O Master In Financial Markets é para você que está saindo agora da faculdade e/ou já tem vivência e experiência para entender o que é o mercado. O curso Master é tudo o que você precisa para ter autonomia, independência e responsabilidade para saber se colocar como um expoente e se destacar para a contratação que você tanto sonha.

Networking com o melhor do mercado financeiro 

No Master nós formamos profissionais em cima da liderança, estudos de caso reais e conectamos os melhores alunos com as grandes instituições financeiras do país. Nós já profissionalizamos mais de 600 alunos e alocamos mais de 400 profissionais nas maiores empresas de mercado financeiro. 

Precisa de um caso de sucesso? Nosso segundo colocado no Master passou para o BTG Pactual e hoje está na mesa de operações do banco BOCOM BBM.

Não preciso dizer que você está perdendo tempo, né? Clique aqui e construa sua carreira no mercado financeiro. 

 

Fontes:

Inscreva-se na Newsletter do blog Mercado em Alta e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...
Bitnami