mercado-em-alta
Os méritos em empreender
Autor: Felipe Gentil

Os méritos em empreender

A corrente do empreendedorismo vem forte e promete aumentar. O grande ponto é que mesmo forte, não dá para saber quando e onde o empreender começa na vida de uma pessoa.

Você já deve ter reparado que alguém começa a empreender e de repente decola… Mas nossos olhos não acompanham o início. Simplesmente acontece. É como um passe de mágica! 

Mas na prática funciona bem diferente disso. Tem muita labuta e suor. Quase ninguém sabe dessa parte e isso por si só já é um mérito. 

E por conta desse desgaste é que muitos ideais de empreendedorismo ficam pelo caminho.

O “sofrimento” para chegar lá se torna insuportável. O sonho se perde em vez de se conquistar pelas pequenas vitórias diárias.

Perde-se o principal gatilho do empreendedor: a reinvenção. E tudo isso parte da autoimagem que se cultiva, da postura e do quanto se acredita.

Se você está nesse estágio e acredita que o empreendedorismo perdeu um pouco o gosto para você, você pode não ter parado aqui por acaso.

Como costumo dizer aqui: Você não está sozinho. Ficar de braços cruzados não é uma opção.  E aqui é o último lugar onde você vai fazer isso, mas vai ser o primeiro para tirar o joelho do chão, levantar e fazer. 

Não trate como sonho, trate como realidade

A maioria dos empreendedores que batem com seus joelhos no chão falham por causa da postura que tomam sobre empreender. Todo mundo tem o direito de dizer que sonha com alguma coisa, inclusive com o empreendedorismo.

Só que para e pensa: um sonho ficará eternamente na sua mente. Ele só vai deixar de ser sonho quando você fizer algo por ele.

Muitos empreendedores idealizam demais e esquecem de fazer. Acabam culpando os fatores externos pelos erros, não enxergam a sua participação.

“O maior desafio e o requisito básico de um empreendedor é a humildade. E isso não tem nada a ver com querer pouco, mas querer o justo.”

Empreender é um estilo de vida

Você não começa a empreender e simplesmente vira um empreendedor. Tem alguns passos a serem percorridos. A sua mente precisa mudar, assim como a sua visão de mundo. 

Uma coisa muito interessante que observo são os pequenos empreendedores fortalecendo o mercado entre os iniciantes.

Sabe aquilo de estimular o consumo de quem ainda está pequeno? É isso. Esse é um dos passos de mudança também. 

Estar atento a tendências, compreender os riscos e fazer deles oportunidades, não fugir da raia… Coisas nesse sentido. Tudo isso conta.

Empreender é um ato de coragem, por isso o mérito vem logo em seguida. 

Esvazie a mente para preencher com conteúdo produtivo

Quem empreende não para. Mentalidade básica para quem não quer perder tempo e ficar a frente dele.

E quando parar… é para reavaliar o que fazer para melhorar. É quase como um autoconhecimento.

Saber esvaziar para preencher com conteúdo que seja relevante, que coloque para frente, que faça pensar. Esse é o compromisso que poucos assumem com o empreendedor.

E nisso tenho orgulho em dizer que a gente se garante aqui na Proseek. Fazer o seu pensamento mudar e agregar, esse é o nosso negócio.

Quer entender mais de empreendedorismo? Aprenda com quem realmente sabe. Aqui está o link para uma aula gratuita de Técnicas de Validação com o Bernard de Luna. Clique aqui e se inscreva

 

Fontes:

Inscreva-se na Newsletter do blog Mercado em Alta e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...
Bitnami