mercado-em-alta
Richard conquistou a vaga que você queria. E a culpa é 100% sua
Autor: Felipe Gentil

Richard conquistou a vaga que você queria. E a culpa é 100% sua

Quando eu resolvi deixar um monte de coisa para trás e empreender em educação, formar uma geração de jovens conscientes de suas responsabilidades e capazes de conquistar a tão sonhada vaga no mercado financeiro tornou-se meu propósito de vida. 

E tenho certeza que ao longo desses 3 anos de Proseek pude vivenciar as maiores experiências, das quais me marcam até hoje. Já formamos mais de 600 alunos e tenho muito orgulho em saber que pude contribuir diretamente na alocação de grande parte desses jovens nas maiores instituições do mercado financeiro.

Eu costumo falar que o mercado financeiro é um ambiente cruel e que se você decide entrar pelos motivos errados vai acabar morrendo. Não foi o caso do Richard Sihman, o primeiro colocado da nossa 5ª turma do Master In Financial Markets.

De estagiário a Analista de M&A

Richard

Richard conheceu o mercado financeiro quando estava trabalhando em uma boutique de investimentos em Israel. Naquele momento ele percebeu que gostava de analisar empresas e entender seus modelos de negócio. 

Quando voltou ao Brasil, Richard buscou conhecer mais sobre a carreira de um analista de empresas. Seu antigo chefe o apresentou para algumas pessoas que compartilharam um pouco sobre a profissão e como era o dia a dia. Assim, ele notou que precisava desenvolver conhecimentos de finanças e mostrar muita vontade de trabalhar.

Entrar para o mercado financeiro exige muito além da sua capacidade técnica. É preciso ter perfil. Você vai precisar lidar com profissionais e clientes de alto nível, e a cobrança por resultados será constante. Se não estiver preparado para lidar com essa pressão, não será bem-vindo.

Richard sabia disso e buscou se desenvolver de todas as formas. Sua paixão pelo mercado financeiro sempre foi evidente.  

Nesse processo é muito comum que os jovens enfrentem dificuldades. E com o Richard não foi diferente. O gap entre o ensino acadêmico e o mercado financeiro foi o que mais me chamou a atenção. Esse é um problema enfrentado por muitos alunos que nos procuram. 

A educação formal não acompanhou a velocidade com que o mercado vem se transformando. Isso ficou claro durante sua busca por um estágio. Em alguns casos, as instituições financeiras sequer olhavam o currículo.

Na UFRJ, onde cursava Administração, Richard entrou para Impactus, a Liga de Mercado Financeiro da universidade. Foi onde ele começou a se inteirar mais sobre o assunto e criou boa parte do seu networking.

A Proseek entrou na vida do Richard

Em um dos grandes eventos realizados pela Proseek, Richard conheceu o curso do Master In Financial Markets. Foi quando surgiu a oportunidade de participar do nosso desafio de Valuation. Na ocasião, seu time conquistou o primeiro lugar e uma bolsa para cursar o programa.  

A partir daí, sua vida começava a tomar rumos maiores. 

Naquele instante Richard já era estagiário na Módulo Capital, de onde ele sairia mais tarde para estagiar na boutique de investimentos L6 Capital.

A Proseek não proporcionou ao Richard somente um conhecimento técnico sobre o mercado financeiro. Foi muito mais do que isso. O Master In Financial Markets desenvolve em seus alunos soft skills de altíssimo nível e possibilita a oportunidade de trocar experiências com outros alunos e profissionais renomados. 

Durante o programa, Richard sempre se destacou com suas entregas e o relacionamento com os alunos e instrutores. Ao final, ele conquistou o primeiro lugar do programa junto com uma viagem para Wall Street

A tão sonhada vaga na XP Investimentos

Richard entrou no processo seletivo da XP Investimentos por meio de uma conferência de mercado financeiro. Ele foi selecionado para participar de um pitch de 2 minutos para a empresa, fato que chamou a atenção dos analistas que o convidaram para uma conversa. 

Hoje ele é analista de fusões e aquisições de uma das maiores instituições do mercado financeiro do Brasil, a XP Investimentos. Seus backgrounds foram de grande importância para atingir esse patamar na carreira.  E saber que a Proseek teve um papel chave nessa trajetória me enche de orgulho. 

Agora, enquanto lia esse post, parou para pensar que poderia ser você nessa história? 

O mérito pelas conquistas do Richard é todo dele. Mas a culpa por você não ter conquistado essa vaga é 100% sua

A vida não vai te dar o que você espera, apenas o que você merece. Portanto, está na hora de assumir o protagonismo dela e fazer por merecer a vaga que você tanto sonha.  

 

Fontes:

Inscreva-se na Newsletter do blog Mercado em Alta e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...
Bitnami