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Um empreendedor sem um plano de negócios está fadado ao fracasso
Autor: Felipe Gentil

Um empreendedor sem um plano de negócios está fadado ao fracasso

Vejo por aí muitos empreendedores correndo atrás de prejuízos que poderiam ter sido evitados com um bom plano de negócios. Mas o que acontece é que grande parte não se planeja para empreender, ou espera algo crucial acontecer na empresa para tomar decisões.

Entretanto, acredito que você não precisa passar por um momento difícil para preparar sua empresa pro futuro. Se precaver para não passar perrengues é gerir com inteligência o seu negócio.

Além disso, ter um plano de negócios é algo fundamental e que toda empresa deveria ter. Justamente por se tratar de um guia para a gestão estratégica do seu negócio.

Mas antes é necessário se atentar a alguns detalhes para construir o plano de negócios que servirá como a bússola da sua gestão para os próximos anos da sua empresa.

Tenha um objetivo claro e organizado no seu negócio

Após se aprofundar sobre um tema para empreender, é necessário descobrir se a sua ideia é a mais indicada como oportunidade de se tornar um negócio saudável. O que é possível descobrir por meio de testes, analisando se sua ideia é útil, ou seja, se ela atende as dores do seu público-alvo.

Busque inovar sempre para alcançar seu público da melhor maneira possível. Sane as dores e esqueça os achismos. Outro detalhe fundamental é se atentar para o custo de produção, sua ideia de negócio precisa ser sustentável.

Além disso, ter uma ideia inovadora pode tornar seu negócio único e facilita bastante as chances de se destacar no mercado. Contudo, agora que já se sabe a ideia, é preciso manter sempre o modelo de funcionamento do seu plano de negócios bem organizado.

Uma das ferramentas que toda empresa precisa ter é o Canvas. Dentro de um plano de negócios ele é fundamental para organizar cada etapa de funcionamento da sua companhia.

O Canvas que uso na Proseek é o mesmo desde quando comecei a empresa. É sem dúvidas um grande amigo para ajudar a organização da companhia

Dessa forma, o Canvas permite que você identifique todas as etapas do seu planejamento estratégico, te dando liberdade para desenvolver vários modelos de negócios. Conforme sua empresa produza o produto ou serviço proposto, você poderá optar pelo método que tem sido mais lucrativo.

Inclusive, saber os caminhos que sua empresa vai seguir, é uma boa prática para evitar surpresas durante o funcionamento do seu negócio.

 

Sempre analise seus clientes e o que eles precisam

Uma empresa que não conhece seus clientes está totalmente perdida no mercado. Com isso, tenha o quanto antes um estudo de perfil de seus clientes. Elabore suas personas antes de qualquer divulgação de produto ou serviço.

São métodos de análise profunda do perfil de clientes técnicas como análise SWOT, Benchmarking, pesquisas por resultados em mídias digitais e outros métodos que podem ser aplicados na montagem da persona para quem você quer vender seu produto e quais as dores dela que você precisa solucionar.

Para ter um bom plano de negócios é necessário que você conheça o seu cliente, o que também envolve conhecer o mercado em que você está inserido, ou seja, inclui conhecer seus fornecedores e concorrentes também. Saber o que eles propõe no mercado, ajuda a se diferenciar ou a fazer parcerias que, provavelmente, deixariam sua empresa na frente das demais.

Mas fica também um adendo, tenha estabelecido para você e no seu plano de negócios que inovar envolve riscos. O que quer dizer que você pode ou não ter resultados positivos, e se tiver, não há garantias de que serão resultados imediatos. Portanto, não se deixe levar pelas expectativas e tenha planos de segurança, caso o objetivo não seja alcançado da forma como se era esperado.

 

O marketing é a imagem da sua empresa

Na era da tecnologia, hoje você precisa estar inserido no mundo digital. Para o seu plano de negócios, certamente você deve destacar essa etapa como um investimento na identidade visual e conceitual da sua marca.

Um bom plano de marketing é capaz de fazer sua empresa se destacar no mercado, mas não só por difundir o seu produto, mas também a sua ideia. Hoje as marcas estão sempre atreladas a ideia, o conceito, além de claro, o serviço oferecido.

Inspire-se em marcas de sucesso como a Coca-Cola. A empresa de refrigerante foca o marketing dela para transmitir que além do refrigerante, você está “abrindo a felicidade”.

Essa identidade é essencial, pois também ajuda a se aproximar do seu cliente. A partir do momento que ele compra seu produto pela ideia que a sua marca oferece é um sinal de que seu marketing está no caminho certo.

Para desenvolver um plano de marketing efetivo é necessário investir e isso precisa estar previsto em seu plano de negócios. Assim, você estrutura a empresa prevendo gastos com preços de estratégias promocionais, divulgação de mídia paga nas redes sociais e nos sites, inbound marketing, estratégias de SEO e quaisquer outras necessidades que sua empresa tenha para construir um bom marketing.

 

Você precisa prever custos em seu plano de negócios

Estar precavido é um dos principais motivos de se ter um plano de negócios. Afinal de contas, todo empreendedor precisa analisar os gastos da sua empresa.

Isso pode ser realizado ao mapear a estrutura de custos da sua empresa. Assim, pode ser estimado os investimentos que sua empresa pode precisar, algo extremamente importante para saber quais são os gastos fixos e variáveis do seu negócio.

Além disso, dentro do seu plano de negócios, é fundamental definir o capital de giro, que envolve também uma análise profunda do ativo e passivo circulantes na empresa.

Uma dúvida frequente é saber se há ou não necessidade de realizar um financiamento ou ter um investidor para crescer a empresa. Isso é algo que depende muito do negócio que você pretende ou está realizando, e é analisando seus custos que você consegue descobrir se haverá ou não a necessidade de um auxílio financeiro.

Muitas Start-ups, por exemplo, buscam investidores-anjo. Em outros casos, empréstimos ou financiamentos podem ser soluções mais precisas e rápidas, de acordo com a necessidade do negócio.

Contudo, seja qual for a solução financeira, é necessário se planejar para que seu negócio se torne sustentável depois de um período. Jamais deixe que seu empreendimento se torne refém de um investimento e se for pedir empréstimo ou financiamento, faça um planejamento para quitá-lo o quanto antes.

 

Sempre faça a manutenção do seu plano de negócios

A importância de um plano de negócios vai além de ter um estruturado, afinal, é fundamental rever e manter seu planejamento atualizado.

Por termos um mercado em constante atualização, com novos concorrentes, fornecedores, ou até mesmo com sua empresa podendo vislumbrar novos clientes e assim com novas estratégias… deixar o seu plano de negócios desatualizado pode atrapalhar a organização da sua empresa.

Portanto, revisar todas essas etapas da estruturação de um plano de negócios é necessário. Passando ela maturação da ideia, definição e conhecimento da persona, planejamento do marketing até o financeiro da empresa.

Ter um plano de negócios te ajuda a se manter precavido. Entretanto, surpresas ainda existirão, mas com um planejamento bem estruturado e com organização, será mais fácil de lidar com essas eventualidades, quando elas aparecerem.

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Fontes:

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